Jardim 1

 

Até 4 anos (Completos até o dia 30 de março). As crianças um pouco mais amadurecidas na sua autonomia, já estão mais capacitadas a trabalhar, por exemplo, as noções de quantidade e tamanho na área da matemática e desenvolver atividades com palavras, como brincadeiras de rimas e trabalhos com seu nome, na área da linguagem. Aqui se inicia o processo de letramento onde as crianças têm os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita. 

 

Voltamos sempre a enfatizar que os conteúdos de matemática, literatura, ciências, conhecimentos gerais e outros são trabalhados de forma lúdica, através das fantasias, da4 brincadeiras, dos jogos, ou seja, através da sua linguagem, que é o modo que realmente será assimilado pela criança.

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório). Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).