Marcos do desenvolvimento infantil
Muitas mamães e papais sabem que seu filho está se desenvolvendo bem porque conhecem os marcos do desenvolvimento. Esses marcos são eventos nos quais a criança começa a demonstrar certos comportamentos e têm momentos certos para acontecerem. Vale lembrar que as idades podem variar bastante, mas em geral é aconselhável procurar um pediatra ao desconfiar que seu filho não está se desenvolvendo tipicamente.
Marcos importantes até os 12 meses no nascimento do bebê:
Dorme a maior parte do tempo;
Suga com a boca com frequência;
Chora quando é perturbado ou sente desconfortos.
4 semanas
Leva as mãos aos olhos e à boca;
Move a cabeça de um lado para o outro quando deitado;
Segue um objeto em movimento em frente ao rosto com o olhar;
Responde aos sons do ambiente (levando sustos, chorando etc.);
Pode se virar na direção de vozes e sons familiares;
É capaz de focar em um rosto.
6 semanas
Observa objetos dentro do seu campo de visão;
Passa a sorrir quando falam com ele;
Fica deitado sobre a barriguinha.
3 meses
Consegue manter a cabeça firme quando está sentado;
Eleva a cabeça a 45º quando deitado de bruços;
Abre e fecha as mãozinhas;
Faz força com os pés quando é colocado sob uma superfície plana;
Movimenta-se para alcançar brinquedos suspensos, como o móbile do berço;
Segue, com o olhar, um objeto na frente do seu rosto, balançando a cabeça de um lado para o outro;
Observa rostos atentamente;
Sorri ao ouvir a voz do cuidador (mãe, pai, babá etc.);
Começa a balbuciar, emitindo sons semelhantes à fala.
5—6 meses
Mantém a cabeça firme quando está de pé;
Consegue se sentar com apoio;
Rola o corpo em um sentido, geralmente da posição deitado de bruços para deitado de costas;
Tenta alcançar objetos;
Reconhece pessoas à distância;
Presta bastante atenção às vozes humanas;
Sorri espontaneamente;
Ao sentir prazer, expressa por meio de gritinhos;
Balbucia para brinquedos.
7 meses
Consegue se sentar sem apoio;
Sustenta parte do seu peso corporal quando mantido de pé;
Passa objetos de uma mão para a outra;
Segura a própria mamadeira;
Procura objetos que caíram;
Responde ao próprio nome;
Balbucia combinando vogais e consoantes;
Responde à brincadeira do “cadê o bebê?”.
9 meses
Consegue se sentar bem;
Tenta pegar brinquedos que estão longe do seu alcance;
Responde quando os brinquedos são tirados dele;
Engatinha ou se mantém sobre os pés e as mãos;
Consegue se colocar de pé;
A partir da posição de bruços, consegue se sentar;
Consegue ficar de pé se apoiando em algo ou alguém;
Diz “mama” e “papa”.
12 meses
Consegue andar se apoiando em móveis ou segurando a mão de pessoas;
Pode dar um ou dois passos sem apoio;
Fica em pé por poucos momentos de cada vez;
Diz “mama” e “papa” para as pessoas corretas;
Aprende a beber em copo;
Bate palminhas e dá tchau;
Consegue falar algumas palavras.
Idade Habilidades motoras grossas Habilidades motoras finas
18 meses
Anda bem;
Consegue subir escadas se apoiando.
Desenha uma linha vertical;
Faz uma torre com 4 cubos;
Vira várias páginas de um livro ao mesmo tempo;
Fala cerca de 10 palavras;
Puxa brinquedos em cordas;
Consegue comer algumas coisas sozinho.
2 anos
Tem coordenação motora o suficiente para correr bem;
Sobe em móveis.
Manuseia bem talheres;
Vira páginas individuais dos livros;
Faz uma torre com 7 cubos;
Forma frases com 2 ou 3 palavras.
3 anos
Possui boa coordenação motora para andar bem (marcha madura);
Anda de velocípede.
Prefere usar uma mão à outra;
Copia um círculo;
Consegue se vestir sozinho, mas ainda não sabe fechar os botões ou amarrar cadarços;
Conta até 10 e usa plurais;
Reconhece pelo menos 3 cores;
Faz perguntas constantemente;
Consegue comer sozinho;
Grande parte das crianças nessa idade já conseguem usar o banheiro sozinhas.
4 anos
Sobe e desce as escadas alternando os pés;
Salta sobre um pé;
Consegue lançar bolas.
Copia uma cruz;
Consegue se vestir;
Lava as mãos e o rosto.
5 anos
Pula;
Pega uma bola arremessada.
Copia um triângulo;
Desenha uma pessoa em 6 partes;
Conhece 4 cores;
Consegue se vestir e se despir sem ajuda.
6 anos
Anda em linha reta usando toda a superfície do pé.
Escreve seu próprio nome.