Marcos do desenvolvimento infantil

Muitas mamães e papais sabem que seu filho está se desenvolvendo bem porque conhecem os marcos do desenvolvimento. Esses marcos são eventos nos quais a criança começa a demonstrar certos comportamentos e têm momentos certos para acontecerem. Vale lembrar que as idades podem variar bastante, mas em geral é aconselhável procurar um pediatra ao desconfiar que seu filho não está se desenvolvendo tipicamente.

Marcos importantes até os 12 meses no nascimento do bebê:

  • Dorme a maior parte do tempo;

  • Suga com a boca com frequência;

  • Chora quando é perturbado ou sente desconfortos.


4 semanas

  • Leva as mãos aos olhos e à boca;

  • Move a cabeça de um lado para o outro quando deitado;

  • Segue um objeto em movimento em frente ao rosto com o olhar;

  • Responde aos sons do ambiente (levando sustos, chorando etc.);

  • Pode se virar na direção de vozes e sons familiares;

  • É capaz de focar em um rosto.


6 semanas

  • Observa objetos dentro do seu campo de visão;

  • Passa a sorrir quando falam com ele;

  • Fica deitado sobre a barriguinha.


3 meses

  • Consegue manter a cabeça firme quando está sentado;

  • Eleva a cabeça a 45º quando deitado de bruços;

  • Abre e fecha as mãozinhas;

  • Faz força com os pés quando é colocado sob uma superfície plana;

  • Movimenta-se para alcançar brinquedos suspensos, como o móbile do berço;

  • Segue, com o olhar, um objeto na frente do seu rosto, balançando a cabeça de um lado para o outro;

  • Observa rostos atentamente;

  • Sorri ao ouvir a voz do cuidador (mãe, pai, babá etc.);

  • Começa a balbuciar, emitindo sons semelhantes à fala.


5—6 meses

  • Mantém a cabeça firme quando está de pé;

  • Consegue se sentar com apoio;

  • Rola o corpo em um sentido, geralmente da posição deitado de bruços para deitado de costas;

  • Tenta alcançar objetos;

  • Reconhece pessoas à distância;

  • Presta bastante atenção às vozes humanas;

  • Sorri espontaneamente;

  • Ao sentir prazer, expressa por meio de gritinhos;

  • Balbucia para brinquedos.


7 meses

  • Consegue se sentar sem apoio;

  • Sustenta parte do seu peso corporal quando mantido de pé;

  • Passa objetos de uma mão para a outra;

  • Segura a própria mamadeira;

  • Procura objetos que caíram;

  • Responde ao próprio nome;

  • Balbucia combinando vogais e consoantes;

  • Responde à brincadeira do “cadê o bebê?”.


9 meses

  • Consegue se sentar bem;

  • Tenta pegar brinquedos que estão longe do seu alcance;

  • Responde quando os brinquedos são tirados dele;

  • Engatinha ou se mantém sobre os pés e as mãos;

  • Consegue se colocar de pé;

  • A partir da posição de bruços, consegue se sentar;

  • Consegue ficar de pé se apoiando em algo ou alguém;

  • Diz “mama” e “papa”.


12 meses

  • Consegue andar se apoiando em móveis ou segurando a mão de pessoas;

  • Pode dar um ou dois passos sem apoio;

  • Fica em pé por poucos momentos de cada vez;

  • Diz “mama” e “papa” para as pessoas corretas;

  • Aprende a beber em copo;

  • Bate palminhas e dá tchau;

  • Consegue falar algumas palavras.

Idade Habilidades motoras grossas Habilidades motoras finas

18 meses

  • Anda bem;

  • Consegue subir escadas se apoiando.

  • Desenha uma linha vertical;

  • Faz uma torre com 4 cubos;

  • Vira várias páginas de um livro ao mesmo tempo;

  • Fala cerca de 10 palavras;

  • Puxa brinquedos em cordas;

  • Consegue comer algumas coisas sozinho.

2 anos

  • Tem coordenação motora o suficiente para correr bem;

  • Sobe em móveis.

  • Manuseia bem talheres;

  • Vira páginas individuais dos livros;

  • Faz uma torre com 7 cubos;

  • Forma frases com 2 ou 3 palavras.

3 anos

  • Possui boa coordenação motora para andar bem (marcha madura);

  • Anda de velocípede.

  • Prefere usar uma mão à outra;

  • Copia um círculo;

  • Consegue se vestir sozinho, mas ainda não sabe fechar os botões ou amarrar cadarços;

  • Conta até 10 e usa plurais;

  • Reconhece pelo menos 3 cores;

  • Faz perguntas constantemente;

  • Consegue comer sozinho;

  • Grande parte das crianças nessa idade já conseguem usar o banheiro sozinhas.

4 anos

  • Sobe e desce as escadas alternando os pés;

  • Salta sobre um pé;

  • Consegue lançar bolas.

  • Copia uma cruz;

  • Consegue se vestir;

  • Lava as mãos e o rosto.

5 anos

  • Pula;

  • Pega uma bola arremessada.

  • Copia um triângulo;

  • Desenha uma pessoa em 6 partes;

  • Conhece 4 cores;

  • Consegue se vestir e se despir sem ajuda.

6 anos

  • Anda em linha reta usando toda a superfície do pé.

  • Escreve seu próprio nome.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiba como melhorar a imunidade das crianças

Tendo em vista o coronavírus e a chegada do outono, começamos a nos preocupar mais com as variações de temperatura, os dias mais frios, os resfriados e as gripes. Contudo, com uma alimentação saudável